Método pilates

Uma breve história do Método Pilates

Nascido em 1880, na Alemanha, Joseph Humbertus Pilates, criador do método, foi uma criança frágil. Sofria de asma, raquitismo, bronquite e febre reumática.

Durante a revolução industrial, os estilos de vida sedentários e o aumento da densidade populacional culminou num ambiente propício para o aumento de doenças contagiosas e mortalidade infantil; resultando num declínio da saúde da população.

Assim sendo, é nessa ocasião que nasce na Alemanha o conceito de promover saúde através do exercício físico. A ginástica moderna, que deriva da ginástica grega, se expandiu na Alemanha através do alemão Friedrich Jahn no início do séculoXIX, com um programa de exercícios ao ar livre, posteriormente progredindo para o uso de equipamentos desenvolvidos por ele mesmo, com o intuito de melhorar o condicionamento físico e força muscular.

Na Suécia, Per HenrikLing, desenvolve outra forma de ginástica (Gymnastik), enfatizando ritmo e fluidez do movimento, chamado método “callisthenics”, sendo nomeado mais tarde de Educação Física nos Estados Unidos

Sendo utilizado inicialmente por mulheres, o método visava a melhora da força muscular, resistência, flexibilidade e coordenação, com ênfase em promover bem-estar, com exercícios controlados para a adaptação do sistema cardiovascular coordenado com a respiração.

Percebemos dessa forma, que Joseph possuía uma forta determinação em se tornar fisicamente forte. Com seus músculos bem definidos, posou para pôsters de anatomia aos 14 anos. Ainda adolescente, gostava de mergulho, ski e ginástica. Seu trabalho na área de atividade física o levou a estudar Yoga, Karate e meditação zen.

Aos 32 anos, tornou-se boxeador e artista de circo. Com o início da I Guerra Mundial foi exilado para um campo de concentração, onde refinou suas idéias sobre saúde e fortalecimento muscular (Pires 2005), encorajando seus companheiros a participarem de seu programa de condicionamento físico, baseado em uma série de exercícios no solo (Latey 2001).

Aplicou também seus conhecimentos na reabilitação de indivíduos feridos na guerra (Sekendiz 2007, Pires 2005), lançando mão de molas de camas hospitalares (Cellarius 2009). Ele entendeu que exercícios resistidos ajudavam os pacientes a recuperar tônus muscular mais rapidamente (Sparrowe 1994).

Joseph migrou para os Estados Unidos em 1926 aos 46 anos, possivelmente influenciado por Max Schmelling, um boxeador alemão que começara sua carreira no início da década de 20, campeão europeu peso pena em 1928. Max mudou-se para a América para se tornar campeão mundial de peso pesado em 1932. Acredita-se que Max ajudou Joseph a fundar sei primeiro Studio em Nova Iorque, na 8ª Avenida; para que Max tivesse um local para continuar treinando.

O Trabalho de Joseph, atraiu primeiramente o público da dança e vários bailarinos foram beneficiados com a sua técnica chamada “Contrologia” . Segundo ele, o “equilíbrio entre corpo e mente, é a chave para uma vida sustentável”.

O fundador da prática teve vida longa e saudável, faleceu em 1967 aos 87 anos. Sua esposa, Clara Pilates, deu continuidade ao trabalho de difusão e logo muitos alunos seguiram seus passos e abriram seus próprios estúdios pelo mundo. A maioria dos alunos que procuravam o método na época, eram praticantes de esportes e dançarinos que geralmente apresentavam algum tipo de distúrbio postural ou haviam sofrido alguma lesão.

Desde então seu método se expandiu ao redor do mundo (Phillips 1999) e atualmente tem sido aplicado como atividade física, condicionamento físico, promoção de qualidade de vida e reabilitação ( Emery 2010, Eyigor 2010, Kuo 2010, Queiroz 2010, Alves 2009, Silva 2009, Endleman 2008, La Touche 2008, Kaesler 2007, Barbosa 2005, Oliveira 2005, Sacco 2005, Segal 2004, Bryan 2003, Springen 2003, Blum 2002, Geweniger 2002, Anderson 2000, Handa 2000, Lange 2000).